Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Material para Estudo serie – Saxofone

Pessoal, reunimos os melhores material para estudo dos instrumentos, aqui vamos disponibilizar diversos conteúdo em diversos instrumentos
nossa serie vai reunir o melhor conteúdo dos mais variado instrumentos hoje, estamos disponibilizando para você ser um grande saxofonista.

1) Inspiração Saxofone
Primeiro vamos buscar inspiração aos grande saxofonista, segue os dois nomes selecionados:
Charlie Parker
Charlie Parker Tocando Summertime–Jazz Instrumental

Micheal Brecker.
Brecker Methent- Every day i Thank YOU
Segue abaixo alguns material para o estudo de saxofone, abaixo vocês vão encontrar método, partituras entre outros arquivos:
GUIA DE SAX – Introdução ao Estudo de Saxofone
Um guia de introdução ao estudo de sax, ideal para quem deseja complementar seus conhecimento no instrumento.
Baixe aqui!


SAXOFONE – ESTUDOS JAZZ – Sax Niehaus – Jazz Conception – Volume 3 – Avançado
Estudo avançado de sax por Niehaus, é uma serie de composições de jazz para saxophone.
Baixe aqui!



Partituras Summer Time
Essa é a música que os grandes saxofonista deve conhecer Sammer Time está em uma versão Big Band
Baixe aqui!

História dos Dobrados Musicais no Brasil

O Dobrado é o gênero musical preferido e mais identificado com a Banda de Música. A banda de música, como a conhecemos hoje, surgiu no Século XIX no Brasil e, desde então, tem tido importante papel em Minas Gerais, não apenas do ponto de vista musical, mas também de inserção social de seus participantes e de preservação da memória cultural do povo, especialmente no interior do estado. Além de promover entretenimento à população de cidades, vilas e vilarejos, as Bandas funcionam como verdadeiros Conservatórios, sendo responsáveis pela formação da maioria dos músicos das bandas militares e naipes de sopro de orquestras sinfônicas (ANDRADE, 1988, p.56).
Entre os compositores mineiros de música para banda, destaca-se João Cavalcante (1902-1985), em cujos dobrados, a tuba não se limita a fazer uma simples marcação nos tempos fortes do compasso. Ao contrário, realiza solos, desempenhando assim uma função diferente do que se costuma ver e ouvir em dobrados. Meu primeiro contato com a obra de João Cavalcante se deu durante o curso de música na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.

O dobrado Pretensioso constava do repertório da Banda Sinfônica da EMUFMG e a sofisticada parte da tuba me chamou a atenção, pois desde o início de meus estudos na banda de música da cidade de Paula Cândido-MG, não tinha ouvido um dobrado com aquela característica. Posteriormente, tomei contato com o dobrado Seresteiro na Banda do SESI-MG, onde o compositor também explora o potencial solístico da tuba.
Nos livros que tratam de bandas de música, pude constatar que como outros compositores mineiros, João Cavalcante tem sido negligenciado pelos musicólogos. Nenhum dado foi encontrado sobre o compositor em livros referenciais como a Enciclopédia da música brasileira: erudita, popular e folclórica (MARCONDES ed., 1998), A História da música no Brasil (MARIZ, 2000) ou o Catálogo de manuscritos musicais presentes no acervo do maestro Vespasiano Gregório dos Santos (MIRANDA, 1994). 

O Estado de Minas Gerais é conhecido por ter o maior número de bandas no Brasil, mas, contraditoriamente, os compositores de seu principal repertório permanecem ignorados. O estudo da obra de João Cavalcante busca, por isso, não apenas revelar as características peculiares de seus dobrados, mas também resgatar sua importância no meio musical, principalmente entre os próprios músicos de banda. Os procedimentos metodológicos nesse estudo incluem: 1- Revisão bibliográfica sobre bandas de música.

"Música é a forma de expressão mas pura e sincera na sensibilidade da alma"

Total de visualizações de página

Tuba

Tuba

apresentação na camara de catu

apresentação na camara de catu
flauta doce

bela flor

bela flor

Club do Cavalo

Club do Cavalo